A grande final da 9ª Edição do Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho no tradicional colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá. O festival, que tem o objetivo de conscientizar os futuros condutores da importância das boas práticas no trânsito através do teatro, chega à final com 16 peças teatrais disputando uma vasta premiação e uma viagem cívico-cultural para Brasília.

Os espetáculos que irão disputar a grande final foram vencedores das etapas regionais que aconteceram em: Comodoro e Pontes e Lacerda (Etapa Guaporé), entre os dias 2 e 10 de maio; Primavera do Leste (Etapa Pantanal), entre os dias 21 e 25 de maio; Sorriso (Etapa Nortão), entre os dias 11 e 15 de junho; Nova Xavantina (Etapa Araguaia), entre os dias 25 e 29 de junho, e Nossa Senhora do Livramento (Etapa Cuiabana) entre os dias 09 e 13 de julho.

No total, 98 escolas públicas e particulares, de 25 municípios do estado de Mato Grosso inscreveram 100 peças teatrais no festival, que a partir deste ano passou a ser dividido em quatro categorias: educação infantil (até 11 anos), infanto-juvenil (12 a 15 anos), juvenil (a partir de 16 anos) e educação especial (todas as idades). Em cada etapa regional foi selecionado um espetáculo de cada categoria.

Leia também:  MT é o 5º Estado com maior índice de violência sexual contra criança

Os espetáculos vencedores das etapas regionais já foram premiados com computadores, televisores, aparelhos de dvd. Mas com certeza, o melhor prêmio é o aprendizado e a conscientização dos alunos.

A partir de segunda-feira, 23 de julho, as escolas finalistas chegarão a Cuiabá para disputar a etapa estadual. Nesta etapa, serão premiados os melhores espetáculos de cada categoria, o melhor texto, a melhor direção, o melhor ator e a melhor atriz, e o ator e atriz revelação. Os prêmios serão computadores, televisores, notebooks, aparelhos de DVD, data-show e MP 5. Além disso, os primeiros colocados em cada categoria também serão premiados com uma viagem de uma semana para Brasília – DF, com hospedagem, alimentação, transporte e passeios culturais.

Leia também:  Após quase 40 anos, escola estadual de Poconé terá quadra poliesportiva

A solenidade de abertura da 9ª edição do Fetran ocorrerá segunda-feira, dia 23 de julho, às 14h. O espetáculo “Honestidade pode salvar vidas” da Escola Especial Estrela Dourada / APAE, de Pontes e Lacerda, abrirá o Festival. Todos os dias quatro peças irão se apresentar no palco do teatro do colégio Liceu Cuiabano.

A qualidade dos espetáculos impressiona e promete emocionar e encantar o público. Somente este ano, mais de 12.000 pessoas já assitiram as apresentações do Fetran nas 5 etapas regionais e a estimativa da organização do evento é que mais de 5000 assistam aos espetáculos da etapa estadual próxima semana.

O encerramento do Fetran 2012 será sexta-feira, 27 de julho, a partir das 19h30. Neste dia, haverá a apresentação do espetáculo convidado Vasos, do grupo Faces Jovem, de Primavera do Leste. Logo após ocorrerá a premiação dos espetáculos e dos alunos/professores vencedores e a cerimônia de encerramento.

 

O que é o Fetran?

Leia também:  “É necessário ser pai do seu filho antes que o traficante o adote”, diz participante do Proerd

 

É o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso ( PRF/MT), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MT), com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com as Prefeituras Municipais das cidades que sediam as etapas regionais e várias outras entidades públicas e empresas privadas.

O FETRAN foi criado pela Polícia Rodoviária Federal, em Mato Grosso, no ano de 2004 e se consolidou como o maior projeto de Educação para o Trânsito no Brasil. Ele utiliza o teatro como ferramenta para sensibilizar crianças e adolescentes da necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro.

Desde a sua criação, somente em Mato Grosso, mais de 3.000 alunos participaram do festival como atores e atrizes e mais de 200.000 pessoas já assistiram aos espetáculos teatrais.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.