Aeroporto Internacional de Varzea Grande Marechal Rondon. Edson Rodrigues/Secom-MT

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União que circulam nesta segunda-feira (09) o aviso de licitação para obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. A sessão para abertura das propostas será realizada no dia 21 de agosto, às 10h, na sede da Secopa, em Cuiabá (MT).

A licitação seguirá os moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é mais ágil que uma concorrência pública tradicional. Nesse modelo de contratação, o orçamento é divulgado apenas no final do certame, permitindo maior competitividade entre os licitantes.

“Esperamos assinar a ordem de serviço para início das obras em até 60 dias. Já adquirimos experiência no RDC com a licitação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, no caso do aeroporto, contamos ainda com área técnica da Infraero, que é parceira nesse empreendimento”, disse o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, ao destacar que o processo licitatório será realizado com transparência e agilidade.

Leia também:  Em agosto, Barra do Garças realiza a 8ª Caravana da Transformação

As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Com as obras, a área construída passará dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014, além de ser um importante legado para Mato Grosso. A obra deve ser finalizada em dezembro de 2013.

Leia também:  UNEMAT divulga lista de aprovados do vestibular 2017/2

Atualmente está em construção o prédio administrativo da Infraero, que deve ser finalizado em outubro deste ano. E novembro do ano passado foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.