Foto: Conceptual

O principal indicador da Bolsa de São Paulo, o Ibovespa, fechou esta sexta-feira com 56.553 pontos, em forte alta de 4,72%, informou a praça, após declarações de dirigentes da União Europeia para proteger o euro.

Na quinta-feira, a bolsa paulistana tinha fechado em 54.002 pontos, em alta de 2,65%.

“A bolsa apresentou forte alta, impulsionada pelas declarações dos dirigentes europeus, que fizeram subir o ânimo dos mercados. Isto melhorou as expectativas dos agentes econômicos”, disse Felipe Queiroz, analista da classificadora de risco Austin Rating.

Na quinta-feira, Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, se disse disposto a fazer o que for necessário para preservar o euro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande. responderam esta sexta-feira, em comunicado conjunto divulgado ao final de uma conversa telefônica, que “França e Alemanha estão fortemente comprometidos com a integridade da zona do euro. Estão decididos a fazer tudo para protegê-la”.

Leia também:  Empresário mata amante grávida que se negava fazer aborto

“Tudo isto contribuiu para trazer mais calma a um mercado que estava em pânico”, afirmou Queiroz.

“Trouxe ânimo aos mercados, mostrando que haverá um estímulo maior para o apoio que a Europa precisa, sobretudo Grécia, Itália e Espanha”, acrescentou o analista.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.