Os Motoristas de Mato Grosso receberam com bons olhos a execução da Lei nº 12.619/2012 que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta segunda-feira (30) a fiscalização nas rodovias que cortam o Estado.

O diretor executivo da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes, afirmou que a categoria entende como positiva a lei, pois além de ser uma forma de oferecer uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores é um modo de acelerar a cobrança na qualidade das estradas e locais apropriados para os motoristas descansarem, para que os motoristas tenham condições de cumprirem a lei, pois a falta de estrutura exigirá que o governo e autoridades competentes tomem alguma providencia.

Leia também:  Mortes envolvendo motociclistas teve queda de 67% nas BRs-163 e 364

De acordo com Miguel, no Estado não há manifestações contrarias a implantação da lei, exceto em alguns pontos isolados de profissionais que estão ligados aos manifestantes que discordam da execução da lei até que seja oferecida melhor estrutura aos motoristas, porém todas as instituições ligadas ao setor em Mato Grosso são a favor da proposta.

A assessoria de comunicação da PRF enfatizou que a fiscalização era realizada no Estado e agora será formalizada e cobrada se for necessário. Os agentes da PRF realizaram ações para orientar aos motoristas quanto ao início da execução da lei, que foi recebida sem resistência.

A Lei Federal 12.619 obriga o motorista a ter descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, uma hora por dia de parada para almoço e repouso de 30 minutos a cada quatro horas rodadas. A lei foi publicada pelo Governo Federal no dia 30 de abril e tem como objetivo evitar que motoristas rodem dia e noite sem paradas, para diminuir o número de mortes nas estradas.

Leia também:  Frigoríficos de Mato Grosso poderão comercializar para todo o país
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.