O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), anuncia a liberação de R$ 4 milhões para investimentos em pesquisas no Centro Interdisciplinar de Biocombustíveis de Mato Grosso (CIEBMT). O anúncio foi dado pela titular da Secitec, Áurea Regina Ignácio, após reunião na tarde de terça-feira (10) com dirigentes da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Os recursos estaduais na área científica e tecnológica serão destinados exclusivamente para o CIEBMT, criado em 2009 para produzir conhecimento e formar recursos humanos, que atendam a cadeia produtiva de biodiesel em desenvolvimento no Estado. Funcionando através de grupos de pesquisas instaladas nas universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Centro Interdisciplinar tem a previsão de seguir com os trabalhos acadêmicos de pesquisa de todas as etapas da cadeia produtiva do biodiesel até dezembro de 2013.

Leia também:  Tapete colore Rondonópolis para a celebração do Corpus Christi

 

“Pesquisadores, tanto da UFMT e da Unemat, trabalham hoje na produção de conhecimento em diferentes campos do biocombustível, passando desde a produção química, pelo controle de qualidade, testes em motores, até mesmo o uso de tortas resultantes da extração do óleo como ração animal. Todo esse trabalho precisa continuar para colocar Mato Grosso ainda mais a frente do tema biocombustível”, comenta a secretária Áurea Ignácio.

Além de recursos da Secitec, o CIEBMT recebe também recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que até o final do ano que vem somarão o montante de R$ 8 milhões em recursos federais.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.