Foto: Super Sul

Mato Grosso perdeu uma posição no ranking brasileiro das exportações de carne bovina. O menor envio da proteína ao mercado internacional neste primeiro semestre do ano – na comparação com o igual período de 2011 – fez o estado passar de segundo para terceiro maior exportador, agora concentrando 16,6% das operações. Entre janeiro a junho do ano passado a participação da unidade federada era de 18,2%.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), atribui a baixa nos negócios como reflexo do embargo russo. A restrição comercial já dura um ano e impossibilitou ainda estados como Paraná e Rio Grande do Sul a venderem para o país.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam que somente nos seis primeiros meses deste ano Mato Grosso exportou 89.966 toneladas de carne bovina e movimentou US$ 347.333. Tanto a média mensal de carne vendida, quanto a de movimentação financeira recuaram: 7,8% e 12,11% respectivamente entre um ano e outro.

Leia também:  Governo do Estado inicia neste domingo (11) demolição de imóveis na Ilha da Banana

Se por um lado Mato Grosso perdeu espaço em função da barreira russa, estados como Mato Grosso do Sul e Goiás ampliaram seus envios para o país neste primeiro semestre de 2012 em 693,4%¨e 101,5%, consecutivamente, apontou nesta segunda-feira (30) o Imea.

O desempenho favorável até esta etapa do ano fez Goiás retornar à posição de vice-líder nacional, com aumento de 42,6% do total embarcado no primeiro semestre de 2012, com 72,8 mil toneladas.

Já Mato Grosso do Sul elevou de 8,4% para 12,8% os embarques, crescimento de 54,8% no volume exportado, aponta o Imea.

São Paulo, maior exportador do Brasil, contabilizou queda de dez pontos percentuais na participação nacional. Até o mês de junho deste ano respondia por 28,4% das operações realizadas. Um ano antes, porém, eram 38,4%.

Leia também:  Concurso trará tranquilidade e segurança a servidores da Educação, diz governador
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.