A imunização está prevista para ter inicio no dia 18 de agosto

As crianças com idade de até cinco anos devem retornar aos Postos de Saúde Familiar (PSF) e Centros de Saúde para participar da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, ou Paralisia Infantil, que deve acontecer de 18 a 24 de agosto em todos os municípios do Estado. Mato Grosso recebeu 350.000 doses da vacina.

Na primeira etapa, em Rondonópolis, cerca de 15.300 crianças receberam a vacina e devem passar novamente pelas unidades de saúde para que o remédio tenha um resultado eficaz. A meta do município era de imunizar 15.785 meninos e meninas.

A chefe do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Ávila, espera que um número maior de crianças passem pelos postos de saúde para receber a vacina e destacou a importância da segunda dose. “Além dos meninos e meninas que já foram imunizadas, espero que as crianças que não receberam a primeira dose possam comparecer a unidade de saúde. É de suma importância que todas recebam as duas doses para que não haja casos de Paralisia Infantil no país”.

Leia também:  Taques vem a Rondonópolis amanhã inaugurar reconstrução de asfalto da Rodovia do Peixe

Márcia observou que juntamente com a vacina contra a Pólio as crianças deverão receber outras vacinas da rotina da caderneta de vacinação, que por ventura estiverem atrasadas.

A DOENÇA – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Leia também:  Prefeitura de Rondonópolis convoca 266 aprovados em concurso público
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.