Pelo menos 250 animais Nelore (Padrão e Mocho) de 25 criadores da mais pura linhagem zebuína do criatório nacional e de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, estarão a partir de hoje (06), até o dia 11/08 na “Pista de Conformação José Pinto” do parque de exposições Governador Wilmar Peres de Farias, participando do campeonato e julgamento racial da etapa oficial do ranking da Associação Nacional dos Criadores de Nelore (A.N.C.N).

Três juízes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Lourenço Botelho (MG), Ademir Jovanini (MG) e Fábio Eduardo Ferreira (Cuiabá), estarão avaliando as características raciais e predominância genética de cada animal inscrito na competição, para identificar traços genéticos padrão do mais puro exemplar da raça Nelore nacional.

Leia também:  Após 30 anos, moradores da Gleba do Rio Vermelho recebem títulos de posse

Com aproximadamente 209 milhões de animais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo e, Mato Grosso, contribui com uma parcela significativa de mais de 29 milhões de exemplares, conforme os indicadores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (INDEA/MT).

Ainda segundo estes indicadores, o gado Nelore corresponde hoje a 85% do rebanho bovino nacional e representa a raça base predominante para o cruzamento industrial e a campo de gado de corte no país.

Segundo informações de Afrânio Scatolin de Oliveira, membro da comissão de bovinos da 40 ª Exposul, o julgamento racial será das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda (6), a quinta-feira (9).

Leia também:  Prematuros internados na Santa Casa Rondonópolis participam de projeto especial

Animais de elite de todas as idades (baby e adultos), de criadores importantes como, Francisco Olavo P. de Castro (Chico da Paulicéia),Marco Túlio Duarte, Divadir  D’Pieri, Gilson Dourado, Grupo Camargo, Roberto Bavareto (MS), Argeu Fogliato (MT), Valdir Dairot, Fernando Minosso, Alfredo Subihe Neto, entre outros, estarão desfilando para os julgadores que vão avaliar as características genéticas raciais padrão de cada animal elegendo os campeões de cada categoria.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.