Representantes de Rondonópolis seguem para a capital do Estado onde participaram nesta sexta-feira (24) do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultural.

O objetivo do fórum é abrir discussão politica e técnica onde representantes do governo e da sociedade, de vários segmentos culturais vão debater propostas e diagnostico do setor cultural em Mato Grosso para estabelecer diretrizes e prioridades para o Plano Estadual da Cultura.

O secretário Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Alencar Libano, frisou que as discussões no Estado e município estão bem avançadas, tendo em vista que o prazo para adesão é até 2020 e em muitos locais o processo está lento ou inerte. “Nos inscrevemos para participar do Sistema Nacional de Cultura e vamos trabalhar para implantá-lo o quanto antes, com a criação da Secretaria, do Conselho e do Plano Municipal de Cultura o que irá fomentar a realização de projetos culturais na cidade, pois teremos recurso vindo dos governos Federal e Estadual exclusivo para a secretaria”, argumentou.

Leia também:  Em reunião, famílias são escolhidas para o residencial Dona Neuma em Rondonópolis

Vicente Maranhão, representante do setorial de Audio e Visual, frisou que é muito importante a participação no fórum como forma de defender as colocações apresentadas nos fóruns municipal e regional.

O representante da Universidade Federal de Mato Grosso, Luciano Carneiro Alves, ressaltou que o evento dará oportunidade para debater as regras do jogo, pois muitas pessoas desconhecem os critérios para participar dos editais para execução dos projetos culturas e acabam excluídas do sistema, além de esclarecer a forma de distribuição do recurso para cultura, pois 50% do valor repassado pelo Governo Federal ficam em Cuiabá.

Os dois representantes se inscreveram para participar do Fórum Nacional como forma de buscar representatividade e defender os interesses do Estado no cenário nacional, além de estar mais a par do processo de criação e execução do Sistema Nacional de Cultura.

Leia também:  Educação financeira pode fazer parte do currículo de todos
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.