Três criatórios de gado Senepol estão expondo mais de 20 animais da raça na 40º Exposul. Os animais fazem parte de plantéis dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“A Exposul é uma das maiores feiras do Brasil. E o gado Senepol vem ganhando espaço na bovinocultura por causa de suas surpreendentes características, como o fácil manejo e a excelente produtividade”, afirma Rodrigo Matos, gerente de uma propriedade, situada em Itiquira/MT.

Sua capacidade de pastoreio, temperamento dócil e carne macia são algumas das principais características do animal. Dos animais que estão na 40º Exposul, alguns se destacam. É o caso do touro AGL 700, campeão da 1º edição da Prova de Avaliação de Desempenho de animais da raça Senepol (Pads) realizado em 2011 pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol em pareceria com a Embrapa – Programa Geneplus.

Leia também:  Em MT, 35,20% dos candidatos do Enem 2017 perderam o 1° dia de prova

A raça Senepol chegou no Brasil no ano 2000. É fruto do cruzamento, realizado há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, do Red Poll, inglês, com a N’ Dama, africano. Um dos principais resultados da mistura foi aliar características como precocidade sexual, aptidão materna e qualidade de carne adaptada ao clima tropical Tem pele vermelha, é mocho (desprovido de chifres), porte médio, é dócil, apresenta facilidade no manejo e sua carne é muita macia.

Estes animais podem ser apreciados pelo público da Exposul no 1º pavilhão do Parque de Exposição.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.