A 40ª edição da EXPOSUL, que inicia hoje (04), no Parque de Exposições de Rondonópolis, irá sediar uma etapa obrigatória do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso. O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT em parceria com o Sindicato Rural e acontece há 15 anos. “Os animais que participam do Ranking Nelore passam por uma peneira criteriosa nas propriedades e os produtores só os melhores para serem julgados nas pistas e isso reflete diretamente nos resultados de desenvolvimento do setor pecuário”, disse o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.

Este ano, cada animal inscrito terá que pontuar em oito exposições, sendo obrigatórias em cinco feiras ranqueadas e em outras três exposições de livre escolha. As etapas obrigatórias são a Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exporriso (Sorriso), Exponop (Sinop) e a Exposul (Rondonópolis). “A etapa de Rondonópolis é a última obrigatória e que vai definir os campeões do Ranking 2012, pois a disputa esta acirrada e a diferença na pontuação é apertada”,  analisa Hermes Botelho. Ao todo, Mato Grosso conta com 20 exposições agropecuárias ranqueadas e o resultado geral será conhecido em novembro, durante a premiação dos vencedores.

Leia também:  Detran iniciou primeira turma de Pilotagem Segura a motociclistas na Capital

Todos os animais inscritos para a pista de julgamento são P.O – Puro de Origem – e passam por uma rígida avaliação, onde são observados pelos juízes detalhes do fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do Ranking Nelore MT.  Os jurados das exposições regionais obrigatórias são escolhidos pela comissão conjunta ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado.

O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, com apoio da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, do Fabov – Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte e da Biogénesis-Bagó.  No site da ACNMT (WWW.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso.

Leia também:  Rondonópolis também está com a emissão de passaporte suspensa
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.