O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ignorou as afirmações do advogado de Roberto Jefferson de que teria “desencadeado o mensalão”. Procurada, a assessoria de Lula afirmou que ele manterá distância do assunto e não vai se pronunciar sobre as acusações de advogados.

Em sua defesa, o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, criticou o fato de Lula não ser incluído na lista de réus.

— Ele [Lula] é safo, é doutor honoris causa justamente. E ordenou o desencadeamento do fruto dessa ação penal.

As críticas recaíram principalmente sobre o procurador-geral da República.

— A culpa [pela ausência do nome de Lula na denúncia] é do procurador. É dele o ônus da denúncia. Acho que esse processo foi feito na brincadeira.

Leia também:  Primavera do Leste | Empresários se revoltam com possíveis mudanças na Lei do Distrito Industrial

Advogado de Roberto Jefferson diz que Lula ordenou o Mensalão

“Se não houver condenados, a culpa é de Gurgel”, ataca advogado de Roberto Jefferson

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Lula não foi acusado na denúncia porque não havia provas suficientes para incriminá-lo.

O advogado de Roberto Jefferson também criticou o STF (Supremo Tribunal Federal) por não ter considerado dois pedidos de análise, em 2008 e 2010, para inserir o ex-presidente na denúncia.

Na tese do advogado, ex-ministros e deputados não deviam ser responsabilizados porque Lula era quem tinha o poder decisório.

— Quem tinha de fato poder era o chefe da Casa Civil [José Dirceu] ou o presidente Lula?

Leia também:  Vereador Silvio Negri cobra agilidade no atendimento à saúde pública no município

O advogado também alegou que, mesmo depois de ser alertado por Roberto Jefferson, o presidente Lula não tomou nenhuma providência para punir os responsáveis. De acordo com o defensor, ele mesmo foi até a Casa Civil procurar alguma determinação da Presidência da República nesse sentido, na época do escândalo, e não encontrou nada.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.