Pesquisa realizada junto aos inscritos no Vestibular 2012/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) revela informações de natureza social, econômica, educacional, étnica e racial dos candidatos. O perfil foi traçado por meio de questionário composto por 36 questões, respondido por mais de 16 mil inscritos na última edição do concurso.

A maioria dos candidatos é do sexo feminino, representando quase 60% do total. A faixa etária está concentrada entre 18 e 24 anos, somando 73,6% dos estudantes que procuram a Unemat para ingressar no ensino público superior. O predomínio é de solteiros (86%).

Do total, mais de 70% concluíram todo ou parte do Ensino Médio em escolas públicas. E a maioria escolheu o curso devido ao mercado de trabalho (40%) ou prestígio social da profissão (12%). A cada vestibular semestral, a Unemat oferece 1.960 vagas em 48 cursos regulares desenvolvidos em 11 campi em todo o Estado.

Leia também:  Alunos estão sem aula por falta de transporte no interior de MT

Dentre os entrevistados, 55% têm renda familiar até três salários mínimos, 41% exercem algum tipo de atividade remunerada, seja em tempo parcial ou integral, e somente 28% não terão obrigatoriamente que trabalhar quando ingressarem no Ensino Superior.

Para atender esse público, a Universidade investe constantemente em uma política de apoio à permanência do estudante nos cursos de graduação. Atualmente, a Unemat mantém mais de 1.000 bolsas estudantis em diferentes modalidades, dentre as quais bolsas apoio, iniciação científica, extensão universitária, incentivo à docência por meio do Programa de Iniciação a Docência, e ao protagonismo estudantil no Programa de Formação de Células Cooperativas.

Dados– As informações fornecidas pelo questionário não têm qualquer influência na avaliação de desempenho dos candidatos inscritos, sendo utilizadas apenas para fins estatísticos destinados às pesquisas pedagógicas. Os dados podem ser acessados no site da instituição

Leia também:  Ex-secretária de MT é condenada a indenizar o PT por difamação
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.