Em 18 dias de funcionamento a Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública (SEMASP) alcançou índices expressivos, no que diz respeito a queda da criminalidade no município. Os roubos foram reduzidos em 65%, os furtos em 57% e os homicídios em 67%. O Corpo de Bombeiros registrou queda de 42% no número de acidentes, enquanto a Polícia Civil verificou um aumento de 35% nos flagrantes.

O próximo passo, segundo o secretário da pasta, Vanderlei Bonoto, será a implantação de programas que darão suporte sócio-educativo, cultural e profissional a dezenas de jovens. Dentre os projetos estão o Bombeiro Mirim, com início na próxima semana e atendimento a 120 crianças e adolescentes do Pró-Jovem, e a reativação da Guarda Mirim.

Leia também:  Dia de Finados | Rondonopolitanos lotam cemitérios para prestar homenagens

Em parceria com a Polícia Militar, a SEMASP também realizará um trabalho educativo com menores infratores do regime fechado, ação inédita no Brasil. Com a Polícia Judiciária Civil (PJC), a parceria vai permitir que estagiários de cursos de Direito auxiliem na confecção de Boletins de Ocorrência (BO’s).

Entre as parcerias com as secretarias municipais, destaca-se a realizada com a de Educação, onde o programa ‘Atleta Cidadão’ mantém ocupados alunos fora do horário de aula. Segundo Bonoto, o projeto foi estendido para mais três escolas municipais: Melquíades Miranda, no Pedra 90; Bonifácio Sachetti, no Parque São Jorge e José Antônio da Silva, no Jardim Iguaçú.

A Secretaria de Promoção e Assistência Social também participa atuando com psicólogos e assistentes sociais nos programas Bombeiro Mirim e Guarda Mirim.

Leia também:  Caminhada reforça importância dos cuidados no trânsito em Rondonópolis

Já o Governo Estadual atendeu solicitação do município e vai implantar, ao custo de R$ 6 milhões, o Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente, primeiro complexo onde os adolescentes terão atendimento social e de saúde. Será implantada também uma Unidade Educacional, em substituição ao DEA.

Por fim, a Semasp também firmou convênios com as comunidades terapêuticas, onde o município vai arcar com os custos do tratamento de jovens dependentes químicos.

SEGURANÇA NO ATENDIMENTO

A SEMASP oferece segurança para os profissionais e usuários do Pronto Atendimento Municipal e do Infantil, mantendo um policial plantonista todos os dias, 24 horas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.