A comunidade de Rondonópolis que passou pelo Hospital Regional na última segunda, 06, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, recebeu importantes orientações e serviços numa tenda que remeteu a uma Parada chamada “Um olhar para a sua saúde”.

A equipe da Pastoral da Saúde, junto aos serviços de nutrição e assistência social, psicologia, enfermagem e Banco de Sangue disponibilizaram serviços de aferição de pressão arterial e orientações aos que foram identificados com alterações na pressão, testes de glicemia capilar para conferência dos níveis de glicose no sangue e diversas orientações sobre alimentação saudável a partir dos resultados obtidos nos testes.

A hipertensão arterial e o diabetes são as principais doenças crônicas que se não forem descobertas e acompanhadas podem trazer prejuízos repentinos à saúde da pessoa. “São doenças silenciosas que favorecem o não tratamento por não apresentarem sintomas e a pessoa não ter conhecimento”, explica ao Gerente de Enfermagem, Israel Paniago.

Leia também:  Alto Araguaia | Polícia recupera materiais furtados e jovem é detida por receptação

A equipe organizadora, após levantamento constatou 320 atendimentos realizados, sendo 183 de aferição de pressão e outros 137 testes glicêmicos. Foram mais de quatro horas de serviços gratuitos que atendeu pacientes de municípios vizinhos, além de Rondonópolis, servidores, visitantes e a própria comunidade que passava nas proximidades. Após cada teste a equipe orientava os cidadãos com alterações. Foi oferecido lanche aos participantes como parte do projeto da Pastoral, “Café da manhã com Jesus”.

A equipe do banco de sangue distribuiu cartazes que chamavam a comunidade para realizarem a doação de sangue de forma periódica. “Nosso objetivo é demonstrar nossa preocupação com a saúde preventiva. Ações simples como esses testes podem auxiliar numa melhor qualidade de vida para pessoas com doenças crônicas. Vivemos na era da informação e é imprescindível que se conheça mais e melhor sobre cada doença e suas consequências”, finaliza a diretora da qualidade assistencial, Larissa Vitt Pieper.

Leia também:  Carro é recuperado em Gaúcha do Norte
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.