O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) promove nesta sexta-feira (14) um almoço light e diet para as profissionais que participam do programa “ACS 100% saudável”, que visa incentivar a mudança nos hábitos alimentares e premiará a profissional que mais perder peso.

A presidente do sindicato, Marina Lara, argumentou que o almoço é rico em verduras e legumes, produtos básicos que as agentes possuem em casa para mostrar que é possível ter uma alimentação saudável com um custo baixo.

O programa foi lançado no mês de julho e muitas profissionais já obtiveram resultados positivos, algumas agentes já perderam mais de 8kg, além de conseguir estabelecer o controle da glicemia e da pressão arterial. “Observamos que algumas ACS engordaram muito após o início das atividades, outras apresentam pressão alta ou algum distúrbio, inclusive há casos de depressão. É importante que estejamos bem de saúde, pois diariamente entramos na casa das pessoas para falar de qualidade de vida e para isso precisamos dar exemplo”, disse Marina.

Leia também:  Coral UFMT leva espetáculo Canta Beatles para Rondonópolis

As ACSs participam neste período de palestras, caminhadas e pedaladas para ajudar na participação do programa e uma das regras é não fazer uso de medicamento para auxiliar na redução de peso. O programa conta com apoio de nutricionista, educadores físicos, psicólogo, cardiologistas.

A sociedade

Marina frisou que as agentes podem observar nas visitas que a despreocupação com o peso ainda é grande, as pessoas estão ficando em sobrepeso ou obesas sem se dar conta dos prejuízos que essa alteração traz a saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza nos Postos de Saúde da Família (PSF) programas de orientação e prevenção às consequências da obesidade. Além ações realizadas junto as escolas.

Leia também:  Tarifa de pedágio da BR-163 tem desconto a partir desta quarta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.