Foto da assessoria

Por meio de uma iniciativa da Associação “Dando as Mãos”, os moradores do Assentamento ‘Conquista da Primavera’, localizado na zona rural de Rondonópolis, tem agora a possibilidade de incrementar a renda mensal. A ação da entidade – que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e de outros parceiros, resultou na entrega de um pasteurizador de leite, que funciona também como fábrica de derivados do leite.

Com o trabalho da Associação, que alocou recursos junto a Petrobras para adquirir o pasteurizador, serão atendidas diretamente cerca de 500 famílias, que fazem parte de quatro comunidades rurais próximas ao assentamento. O recurso que possibilitou a aquisição do aparelho tem origem no Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico dos Empreendimentos da Agricultura Familiar da Região Sul de Mato Grosso, da petrolífera estatal brasileira.

Leia também:  Mães de Rondonópolis marcam 'manifestação silenciosa' contra o fechamento da UTI Pediátrica

A produção e a comercialização dos derivados de leite serão auxiliadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). O uso do pasteurizador na fabricação de do leite e seus derivados laticínios é obrigatório no Brasil.

O aparelho evita a ocorrência da transmissão de doenças, reduz a carga bacteriana do leite, regula o teor de gordura do produto, elimina bactérias indesejáveis e prolonga a vida-de-prateleira do leite e derivados.

O creme obtido com a pasteurização pode ser usado como matéria-prima para a fabricação de iogurte, manteiga, sorvete, creme de leite, chantilly e outros derivados.

Participaram da entrega do pasteurizador o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Ednilson Machado; o presidente da Associação de Produtores do Assentamento Primavera “São Francisco de Assis”, Euclides Pereira da Silva; o gestor de Projetos Sociais da Petrobras, Marcos Warner; o veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Marcos Antonio Batista; o secretário Municipal de Agricultura de Pedra Preta e o representante do setor da cidade de Poxoréo.

Leia também:  Contribuintes têm até dia 20 de dezembro para negociarem débitos com município
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.