Foto: AGORA MT

Durante a Primavera as chuvas devem ser mais intensas e frequentes principalmente no final das tardes, marcando o período de transição entre a estação seca e a chuvosa. Muitos desses eventos podem gerar os chamados temporais, chuvas de curta duração e de forte intensidade, com raios e rajadas de vento. Aqui em Rondonópolis as primeiras chuvas já derrubaram árvores. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos a probabilidade de chuva para a cidade é de 90%.

Para reduzir possíveis desastres ambientais causados pelas primeiras chuvas e temporais que estão sendo registradas na cidade, é necessário que a população fique em alerta. A principal recomendação é a limpeza de valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas de árvores, areias e pedras que se amontoam naturalmente durante as chuvas.

Leia também:  Audiência Pública na Acir reúne propostas para o desenvolvimento econômico do município

As primeiras chuvas são geralmente responsáveis pelo arrastamento do lixo até locais inadequados, originando acúmulo de águas pluviais que poderão provocar enchentes ou mesmo inundações nos locais mais baixos.

A Defesa Civil alerta cada cidadão a tomar atitudes sustentáveis, não jogando lixo em locais inadequados, pois com as chuvas, além de causar alagamentos e contribuir com a poluição dos rios, também aumenta o risco de dengue. A recomendação é a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza dos bueiros e das calhas dos telhados de suas residências. O alerta também é feito para evitar contato com a água de inundações, já que elas são contaminadas e podem provocar doenças.

Leia também:  Nortox volta atuar em Rondonópolis após decisão do Tribunal de Justiça de MT

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.