O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (21), contará com uma ação de integração, no Centro de Reabilitação Louis Braille, de todas as instituições de assistência às pessoas com alguma limitação.

O evento será realizado pela primeira vez em Rondonópolis, onde os presentes contarão exames como de tuberculose, hanseníase e HIV, além de participar de palestras outras atividades como forma de unir a todos os seguimentos.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, explicou que há aproximadamente dois meses foi dado início ao Programa Municipal de Saúde das Pessoas com Deficiência, com o apoio do Ministério da Saúde, para atender as pessoas com alguma limitação, principalmente física, auditiva e visual.

Leia também:  Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão acontece em Rondonópolis

Mariúva ressaltou que em pouco tempo o programa já apresenta avanços, como por exemplo, a aquisição para aparelhos para as pessoas com deficiência auditiva, sendo que ontem (19), 12 pessoas foram para Cuiabá receber o equipamento e semanalmente um novo grupo será atendido.

Outro beneficio é o teste do olhinho que dentro em breve será oferecido a todas as crianças que nascerem em Rondonópolis. Além das cadeiras de rodas que serão oferecidas à população.

Com o programa a Secretaria já disponibiliza atendimentos com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social direcionado especificamente às pessoas com deficiência.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.