Foto: Agora MT

Devido à estiagem o baixo nível de água do Rio Vermelho está comprometendo o abastecimento de Rondonópolis. Em quatro anos, essa é segunda vez que é registrada uma seca como essa na cidade.

Em setembro de 2009, o nível da água estava em 2,15 metros, no ano seguinte no mesmo período estava com 0,78 centímetros, em 2011 passou a 1,75 metros e hoje o nível atingiu 1 metro. O operador de captação do Sanear, Florentino Fernandes da Cunha que trabalha no local há 24 anos falou que nunca viu o rio tão baixo.

“Desde que trabalho aqui nunca vi uma seca como esta. As vigas que ficavam escondidas debaixo da água, hoje estão todas visíveis. Foi preciso fazer o remanejamento do fluxo da água”, diz.

Leia também:  Hoje é o último dia para conferir a mostra de artes visuais “SimplesMentes”
Foto: Agora MT

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Lourdes Dall Molin, foi preciso remanejar toda a captação de água para que se adeque ao baixo nível do rio e não falte água nas residências da cidade. Lourdes contou que a orientação nesse momento é que a população tenha consciência e não faça desperdício de água.

“Se continuar por muito tempo esse período de escassez teremos que emitir uma alerta para a população para que economize água”, afirma Lourdes.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.