Agora MT Política Quase 300 cidades pediram reforço federal para eleição, diz TSE
ELEIÇÕES 2012

Quase 300 cidades pediram reforço federal para eleição, diz TSE

TSE liberou Forças Armadas em 78 municípios; demais aguardam decisão. Na eleição de 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: Brasil Quase 300 cidades pediram reforço federal para eleição, diz TSE
Foto: internet

Duzentas e noventa e quatro cidades de dez estados (5,2% dos 5.564 municípios brasileiros) solicitaram à Justiça o envio de tropas federais com a finalidade de reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral. O balanço tem como base os pedidos enviados até a última sexta (21), ao TSE.

Estado

Cidades que pediram reforços

Cidades que terão reforços

Alagoas

16

1 (15 em análise)

Amazonas

35

31 (4 em análise)

Amapá

2

2

Maranhão

27

1 (26 em análise)

Pará

67

39 (28 em análise)

Paraíba

1

1

Rio de Janeiro

8

8 em análise

Rio Grande do Norte

112

112 em análise

Sergipe

17

17 em análise

Tocantins

9

3 (6 em análise)

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

As 294 cidades ficam nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Dos municípios que já pleitearam reforços, 78 tiveram os pedidos aprovados.

Os demais 216 aguardam aprovação – segundo o TSE, todos os pedidos serão analisados em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição.

Na última eleição municipal, em 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais.

Muitas cidades pedem reforços em razão da presença de tribos indígenas, segundo o próprio TSE.

Alguns índios entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.

É o caso de diversas cidades do Pará, como Altamira (PA), que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, e Oiapoque, no Amapá.

Há ainda casos de cidades em que o “acirramento” da disputa é o principal motivo, como em municípios do Rio Grande do Norte, segundo o TRE local.

O estado tem o maior número de cidades que solicitaram reforço (112). Conforme o tribunal estadual, a intenção é prevenir a violência, embora nenhum caso grave tenha chegado ao tribunal nesta campanha eleitoral.

A prevenção da violência também foi a razão para o TRE do Rio de Janeiro pedir reforços para a segurança da região metropolitana. O pedido requer tropas para a cidade do Rio, tendo como foco o Complexo da Maré e a Zona Oeste. Também precisam de auxílio, diz o pedido, os municípios de Campos, Magé, São Gonçalo, Macaé e Cabo Frio.

Como é feito o pedido
O pedido de tropa é feito pelo juiz eleitoral da cidade para o Tribunal Regional Eleitoral do estado, que fica responsável por obter um parecer do governador sobre a necessidade do reforço. Do TRE, o pedido é remetido ao TSE, que precisa aprovar ou não o envio das tropas.

O parecer do governador é levado em conta, mas nem sempre a aprovação depende disso. Na semana passada, ao pedir a aprovação de tropas em Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, o ministro Dias Toffoli, relator de pedido para as duas cidades do Amapá, citou que o governador disse que tinha contingente para garantir a segurança, mas, mesmo assim, o reforço se fazia necessário. Os demais ministros concordaram e aprovaram o reforço.

Após a aprovação do reforço, o TSE eleitoral envia ofício à presidente da República solicitando autorização para uso das forças federais. No caso de aprovação, o TSE acerta os detalhes com o Minsitério da Defesa.

A presença das Forças Armadas visa garantir a segurança no dia da eleição, mas, para isso, a força federal se desloca antes para as cidades.

De acordo com o TSE, desde 1994 a Justiça Eleitoral tem o apoio logístico das Forças Armadas para locais de difícil acesso ou em situação de violência durante as eleições.

Relacionadas

Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco...

Os indígenas são o esteio da nossa cultura, afirma Paulo José

O pré-candidato a prefeito Paulo José Correia (PSB) fez uma rápida visita à Aldeia Tadarimana nessa quarta-feira (17). A ida teve o objetivo de...

Por assédio moral, ex-presidente da Fundação Palmares fica inelegível

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou que o ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, fique inelegível por 8 anos. Ele também não poderá...

Comissão do Senado aprova redução de IR a taxistas e motoristas por aplicativo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que traz redução no imposto de renda a...

Moraes manda PF aprofundar investigações sobre suposta fraude em vacinação de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal aprofundar as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes...

Congresso analisa nesta quarta veto de Lula sobre lei que restringe ‘saidinha’ de presos

Parlamentares realizam nesta quarta-feira (24) uma sessão do Congresso voltada à análise de vetos. Na pauta estão todas as 32 matérias barradas pela Presidência...

Avança no Senado a PEC que aumenta benefícios salariais para juízes, promotores e defensores

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na quarta-feira (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um novo benefício...

Governo de MT firma parceria com Ministério do Meio Ambiente e Mato Grosso do Sul para proteção do Pantanal

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quinta-feira (18), um termo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o...

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

O plenário do Senado Federal aprovou por votação simbólica, em regime de urgência, na terça-feira (23), o projeto de lei que cria regras para...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas