Agora MT Política TSE nega candidatura de filho que queria disputar prefeitura contra o pai
LEI

TSE nega candidatura de filho que queria disputar prefeitura contra o pai

Luciano Lopes (PDT) é adversário político do pai, prefeito de Lindoia (SP). Constituição veda que parentes disputem mandatos na mesma jurisdição.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Por maioria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou que pai e filho disputassem o comando do município de Lindoia, no interior de São Paulo. A cidade de 7 mil habitantes é comandada por José Justino Lopes (PSDB), que concorre à reeleição. Adversário político, o filho, Luciano Lopes (PDT), teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas recorreu à corte superior para tentar se manter na corrida.

Com a decisão do TSE, Luciano não poderá disputar a vaga de prefeito de Lindoia no dia 7 de outubro. Já seu pai, José Justino Lopes, poderá concorrer à reeleição para o cargo.

A Constituição determina que o cônjuge e os parentes consanguíneos até o segundo grau ou por adoção de presidente da República, governador ou prefeito são inelegíveis na jurisdição do titular do cargo. A única exceção prevista pela legislação é na situação em que o parente já é titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

Vereador de Lindoia, Luciano Lopes tentava ocupar a cadeira do pai no Paço Municipal. Foi a própria coligação do pai que entrou com um pedido de impugnação e conseguiu suspender a candidatura dele.

Relator do processo na corte, o ministro Marco Aurélio Mello aceitou os argumentos de Luciano Lopes (o filho) de que o parentesco entre os dois candidatos não representava benefício ou vantagem, na medida em que eles eram adversários no plano político. O ministro votou pela confirmação da candidatura de Luciano.

No entanto, os outros seis magistrados na corte eleitoral divergiram de Marco Aurélio. Segundo o ministro Antonio Dias Toffoli, se o TSE abrisse uma brecha em torno da restrição constitucional poderia permitir eventuais fraudes no processo eleitoral.

“Tenho dificuldades (de aceitar o recurso) em razão das eventuais possibilidades de fraude e simulação que podem vir a surgir. Não tenho como afirmar nem em um sentido nem em outro, mas, em tese, pai e filho podem se reconciliar. Essa é a natureza das relações familiares. Vou ficar com a fria lei da Constituição”, enfatizou Toffoli.

Relacionadas

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas