Em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção à Obesidade, em 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde e acadêmicos de Educação Física da Universidade de Cuiabá (UNIC) realizam nesta terça-feira (09) uma ação de conscientização e orientação na Praça Brasil sobre a doença.

Durante toda a manhã a população pode fazer avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de glicemia capilar e aferição da pressão arterial (PA). A coordenadora do projeto gerente do programa Hiperdia do Departamento de Ações Programática, Kelly Laura Lima Pinto, afirmou que o objetivo é garantir mais qualidade de vida para a população e orientar as pessoas a adquirirem hábitos e alimentação saudáveis.

O professor de Educação Física da UNIC e coordenador de projetos, Alexander Gomes Mussato, reforçou que infelizmente o Brasil está seguindo os mesmos passos da população do Estados Unidos da América, recordista em número de obesos. Mussato alertou que o corre-corre do dia-a-dia, fast food e as facilidades tecnológicas contribuem para o aumento das pessoas obesas. “As pessoas correm tanto que se esquecem de praticar atividade física e manter alimentação saudável, esse sedentarismo e mau habito são os principais fatores no aumento de pessoas obesas”, concluiu o professor.

Leia também:  1º Campeonato de Futebol Amador está com inscrições abertas até segunda

Considerada por especialistas como a maior epidemia do século 21, a obesidade atinge aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Se forem incluídas as pessoas com sobrepeso, esse número aumenta para 70 milhões. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para um aumento de 75% nos casos de obesidade da população mundial nos próximos dez anos, passando de 600 para 700 milhões.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.