Funcionárias, prestadoras de serviços e esposas de funcionários de Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis participaram na manhã desta sexta-feira (19) da abertura das ações referentes a campanha nacional “Outubro Rosa”, que prevê o combate aos casos de câncer de mama e do colo do útero. Este é o segundo ano que a instituição executa o projeto.

Durante dois dias as mulheres receberão atenção especial quanto a necessidade dos cuidados e prevenção contra o câncer de mama, além da realização de coleta de preventivo e exames específicos para diagnosticar qualquer alteração que possa identificar a doença, bem como participarão de palestras e orientações com profissionais.

O mastologista Renato Menegaz observou que as mulheres estão cada vez mais conscientes da necessidade de realizar os exames periodicamente e defendeu a importância da criação de projetos de triagens de mulheres como forma de diagnosticar a doença longo no início do problema. “Acredito que reduziríamos significativamente a mortalidade e complicações provenientes do câncer de mama se acaso fosse oferecido regularmente os exames preventivos nos Posto de Saúde Familiar (PSF)”, argumentou o médico e ressaltou que o problema de falta de estrutura e equipamentos é nacional e não apenas local.

Leia também:  Comércio entra em clima junino em Rondonópolis e empresário prevê crescimento de até 20% nas vendas  | TV Agora

O evento conta com apoio da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), que forneceu o material necessário para a realização dos exames Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV) que oferecerá massagem às mulheres.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.