HIV, Sífilis e Hepatites são as doenças que a campanha nacional ‘Fique Sabendo’ irá detectar na população em uma grande mobilização entre os dias 20 de novembro e 01 de dezembro. Em Rondonópolis a ação será realizada em escolas, empresas, praças e locais com grande concentração de pessoas.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, explicou que o objetivo do Ministério da Saúde é detectar o maior número de pessoas com as doenças no país e por isso será feito um mutirão nacional para que o maior número de pessoas possa realizar os exames.

Mariúva observou que apesar do exame ser algo assustador é de extrema importância que as pessoas o façam, pois caso tenha alguma doença será possível começar o tratamento antes que a enfermidade progrida e apareça em uma fase terminal, além de evitar que essas DSTs sejam propagadas em razão da ignorância do portador. Bem como a tranquilidade de saber que esta saudável, nos casos de resultados negativos.

Leia também:  Homem sequestra e foge com enteada de 4 anos por não aceitar fim de relacionamento

“Nosso objetivo é fazer um levantamento nacional e oferecer uma melhor qualidade de vida, com possibilidade de viver por mais anos em razão do tratamento que será oferecido”, afirmou Mariúva.

De acordo com a gerente, os testes são rápidos e o resultado sigiloso. Nos casos de pessoas com o algum resultado positivo, além dos remédios é oferecido acompanhamento com uma equipe composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais que sejam necessários para o tratamento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.