Foto: AGORA MT

A partir do ano que vem os proprietários de carros novos contarão com um diferencial. Os carros que saírem da fabrica deverão obrigatoriamente  conter um chip de rastreamento.

O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) não se trata de um rastreador que o motorista pode ou não ativar, ele estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional. O chip irá permitir que os órgãos de transito fiscalizem a fim de evitar roubo/furto de veículos e cargas, controlar tráfego, fiscalizar velocidade, aplicar multas e mais uma séries de funções.

O dispositivo irá custar R$5 e será cobrado no momento do licenciamento. Os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Quem não se adequar terá que pagar multa de R$127,69, além de perder cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.

Leia também:  Madrasta alega ter queimado mão de criança por "mau comportamento"

O sistema irá utilizar antenas fixas e móveis que rastrearão o trajeto realizado. Também será contabilizado o tempo médio gasto entre duas antenas, caso ele seja menor que o estipulado conforme a velocidade permitida o motorista será multado por excesso de velocidade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.