A Feira da Agricultura Familiar, realizada às quartas-feiras, no período das 7 às 20h30min, oferece produtos de qualidade para a população de Rondonópolis. Além de alimentos orgânicos vindos direto das hortas da zona rural, a praça de alimentação também apresenta produtos vindos das pequenas propriedades, como pamonhas e salgados feitos com frangos e cheiro verde produzidos nas comunidades rurais.

A proposta da equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária, com a alternativa da Feira da quarta-feira, é despertar a consciência da população sobre a importância da alimentação para ter-se mais saúde e qualidade de vida. O secretário Ednilson Machado chama a atenção ainda para o clima de tranquilidade e boa higiene do local.

Carne de Qualidade

Leia também:  Igrejas celebram Corpus Christi com missas e procissões em Rondonópolis

Os açougueiros que expõe seus produtos na feira da Vila Aurora todas as sextas-feiras oferecem carne de qualidade para o consumidor local. Esses feirantes apresentam os produtos dentro dos padrões de higiene exigidos, desde que conquistaram balcões refrigerados disponibilizados pelo Ministério Público de Rondonópolis e a parceria do Frigorífico Rondonópolis para fazer o abate de ovinos, suínos e caprinos da forma correta.

A Vigilância Sanitária se responsabiliza pela inspeção das bancas de açougueiros, na Feira da Vila Aurora. Já a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município cede um médico veterinário para fazer a inspeção de todas as carnes do abate feito naquele frigorífico.

Pequeno produtor

O pequeno produtor conta ainda com outros programas de incentivo à comercialização. Dentre esses está o da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab que aprovou o terceiro projeto de compra para doação simultânea, no valor de R$ 161.998,00. O secretário Ednilson Machado explica que desta vez a parceria com a Conab beneficiou 36 produtores do Assentamento Chico Mendes com até R$ 4,5 mil por cada Declaração de Aptidão de Produtos. O total de 15 entidades beneficentes foi contemplado com a produção daquela comunidade.

Leia também:  Movimento comunitário de MT será debatido em Rondonópolis

O secretário destaca também o pleno funcionamento da Unidade Municipal de Cadastro – UMC que atende com a atualização e inclusão de cadastro de propriedades com até 240 hectares e o certificado de imóvel rural – CCIR; e o Programa Balde Cheio que oferece nitrogênio para inseminação, além do Programa Hortifrutigranjeiro que leva sementes e orientação técnica aos pequenos produtores.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.