A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)  e a Prefeitura de Cáceres firmaram acordo de cooperação para que os acadêmicos de medicina possam desde o primeiro semestre atuarem junto aos Postos de Saúde da Família e ao Pronto Atendimento. A ação vai possibilitar que os alunos aliem teoria e prática durante todo o curso e não somente nos semestres finais.

O acordo vai permitir que as ações sejam desenvolvidas nos PSF dos bairros Guanabara, Rodeio, Marajoara, Vitória Régia e Empa. Em cada um dessas unidades cinco acadêmicos farão o acompanhamento de cinco famílias que possuam idosos, gestantes, crianças, adolescentes e meia idade.

A assessora do curso de medicina, professora Vilma Barreto Villa, explica que cada grupo de acadêmicos no PSF vai ser acompanhado de um preceptor durante quatro anos do curso. No total serão 150 famílias acompanhadas pelos estudantes de medicina da Unemat nesse momento, e o número vai aumentando gradativamente conforme o número de turmas do curso também cresce.

Leia também:  Mais de 12 mil motoristas ficaram parados na BR-163 por falta de combustível

Os estudantes também terão a oportunidade de acompanhar o atendimento médico realizado no Pronto Atendimento desde o primeiro semestre do curso, o que vai permitir uma formação mais completa e humanizada.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Maria Di Renzo, diz que o modelo de curso de medicina implantado na Unemat foge do padrão tradicional, já que tem uma concepção em que a teoria e prática caminham juntas. “O nosso maior desafio foi preparar a instituição para esse modelo de curso, já que exigiu um grande investimento em infraestrutura”, diz.

Para o prefeito Túlio Fontes, esse acordo é um avanço importante na melhora da saúde municipal, isso porque os estudantes de medicina vão estar contribuindo ao mesmo tempo em que vão estar se preparando. “Isso no futuro vai suprir também a nossa carência de recursos humanos nessa área”, afirma.

Leia também:  Primavera | Justiça estabelece prazo para adequações em Estádio Cerradão e Ginásio Pianão

O reitor da Unemat, Adriano Silva,aproveitou para agradecer o prefeito Túlio Fontes pela sensibilidade em assinar o convênio de cooperação técnica com o curso de medicina, assim como já existe o convênio com o curso de enfermagem, para possibilitar que os acadêmicos tenham contato com a realidade e estrutura de saúde. “Esse curso de medicina só é possível porque existem um esforço conjunto da Unemat, da Prefeitura e do Governo do Estado, com o aporte financeiro necessário para que o projeto pudesse ser desenvolvido”, diz.

Contrapartida

Ao mesmo tempo que a Prefeitura abre os espaços das unidades de saúde para receber os acadêmicos, a Unemat também contribui com a melhoria física das unidades com a doação de aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, mobiliário possibilitando melhores condições no atendimento ao cidadão.

Leia também:  Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso

A secretária municipal de Saúde, Arlene Alcântara, destacou ainda que a parceria com os estudantes da Unemat já tem dado bons resultados, na área de enfermagem. Segundo ela, mesmo após o período de estágio, muitos acadêmicos acabam retornando como voluntários desenvolvendo projetos junto a comunidade.

Para o reitor, quando o Governo do Estado, a Unemat e a Prefeitura se unem quem sai ganhando é a população que recebe um melhor atendimento. “Além disso, acredito muito no potencial de Cáceres como pólo regional de saúde e educação e para isso todas as instituições devem trabalhar com o mesmo propósito”, finaliza o reitor Adriano Silva.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.