Mato Grosso representa a segunda maior participação nas exportações brasileiras de carne bovina in natura. No mês de setembro o Estado exportou mais de 16 mil toneladas, sendo o segundo maior embarque do ano.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), mesmo com a queda de 4,7%, em relação ao mês de agosto, no último mês o Estado registrou o segundo maior embarque de carne bovina do ano, que chegou a 16,5 mil toneladas. Contudo o volume é superior em 38,7% frente ao mesmo mês de 2011. Das 90,9 mil toneladas embarcadas pelo Brasil, Mato Grosso participou com 18,2% do volume.

O aumento de 74,7% das exportações do Estado, em comparação de janeiro a setembro deste ano, se deve a valorização da taxa cambial em 14% no mesmo período, fazendo com que a carne bovina in natura mato-grossense, quando remunerada em dólar, ficasse mais barata no mercado externo, estimulando as vendas, apesar de o cenário internacional não apresentar grandes expectativas para as importações.

Leia também:  Servidores públicos lavam AL em ato contra a corrupção

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.