Uma pesquisa da Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), divulgada nesta quarta-feira (17) aponta que 70% das mulheres com mais de 45 anos desconhecem a necessidade de que a prevenção da doença tenha início na infância.

Segundo a Abrasso seis em cada dez brasileiras acreditam que apenas um copo de leite por dia é suficiente para prevenir a osteoporose, contudo o ideal diário seria pelo menos três vezes mais o consumo de leite e derivados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foi constatado na pesquisa que 70% das mulheres com mais de 45 anos desconhecem a necessidade de que a prevenção tenha início na infância. O estudo também aponta que menos de 20% das mulheres com mais de 45 anos consomem as três porções de leite e derivados recomendadas diariamente. Entre as que têm menos de 45 anos, o percentual não chega a 10%.

Leia também:  Criminosos encapuzados invadem casas da zona rural e matam 4 pessoas no RN

Apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos lembram de fazer o exame de densitometria óssea (aparelho que diagnostica a doença) alguma vez na vida. A maior parte dessas mulheres (89%) também não relaciona a menopausa como fator de risco para a osteoporose. Outro resultado que preocupa os especialistas é que quase a totalidade das entrevistadas, 96%, associa a doença à dor, fazendo com que muitas dessas mulheres façam exames diagnósticos tardiamente.

De acordo com a Internacional Osteoporosis Foudation (IOF), as fraturas em decorrência da osteoporose devem crescer 32% até 2050, considerando o processo de envelhecimento da população brasileira. Esse dado ganha destaque ainda maior diante dos resultados da pesquisa da Abrasso, tendo em vista que as medidas de prevenção ainda não são adotadas de forma generalizada pela população e caso não seja tomada nenhuma providência  esse quadro pode ser ainda mais grave.

Leia também:  Grávida perde bebê após ser atropelada e roubada no RJ
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.