O plantio da soja já foi feito em 8,6% dos 7,8 milhões de hectares estimados para a safra 2012/13 da oleaginosa. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), analisados até a última semana. O plantio está adiantado em três pontos percentuais quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Na época, o grão havia sido semeado em 5,6% da área prevista.

O destaque é a região Médio-norte, onde o plantio já ocorreu em 13,8% dos 3 milhões de hectares estimados. Nesta região, estão municípios como Sorriso, onde cultivo avançou em 25% da área estimada que é de 633,4 mil/ha e, Lucas do Rio Verde, com 18% da área de 266,3 mil/ha plantada. Em Sinop, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Vera e São José do Rio Claro o plantio já avançou em 12% das áreas previstas para cada.

Leia também:  BR-364 é interditada entre Rondonópolis e Cuiabá nesta terça

Em Campo Verde, onde a área prevista é de 209,4 mil/ha, o plantio foi feito em cerca de 15%. Em Primavera do Leste, avançou em 12% dos 260 mil/ha previstos. Em Sapezal, onde a área prevista é de 366,6 mil hectares, 12% já recebeu a nova safra.

O plantio, de acordo com o Imea, deve ocorrer até final de novembro. A estimativa de produção, segundo análise da Associação dos Produtores de Soja e Milho do país ( Aprosoja Brasil ) é atingir aproximadamente 24 milhões de toneladas.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.