Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as cidades de Primavera do Leste e Campo Verde estão entre os 20 municípios do país que tiveram as maiores produções de ovos de galinha em 2011. As duas cidades produziram mais de 89,4 milhões de dúzias. Em todo o Estado esse número chegou a 155,6 milhões.

Nos dados do IBGE, Primavera ficou com a quarta posição no ranking, com uma produção estimada em 62,2 milhões dúzias entre janeiro e dezembro. À frente estão os municípios de Bastos (SP), Santa Maria de Jetibá (ES) e, Itanhandu (MG). Já Campo Verde aparece na décima oitava posição, com 27,1 milhões.

Leia também:  Duas pessoas morrem em acidente entre caminhonete e carreta na MT-130

Os dados integram a pesquisa denominada Produção da Pecuária Municipal 2011 e, de acordo com a pesquisa, a produção mato-grossense corresponde a aproximadamente 4,6% do total nacional, que atingiu pouco mais 3,3 bilhões de dúzias.

Os dois municípios ficaram entre os destaques na criação de galinhas. Em Primavera, foram contabilizados 3,7 milhões de aves ano passado. Já Campo Verde, somou efetivo de 1,5 milhão de galinhas. Nacionalmente, a produção de galinhas foi de 216,2 milhões de cabeças, sendo 10,6 milhões somente em Mato Grosso.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.