Foto: reprodução

A pesquisa Ibope que havia sido encomendada pela Rádio Centro América FM (Grupo Zahran) para saber a intenção de votos em Sorriso foi proibida de ser divulgada pela juíza Débora Roberta Pain Caldas, titular da 43ª Zona Eleitoral, por suspeita de irregularidades. A decisão da magistrada foi motivada por ação da coligação Sorriso de Verdade, liderada por PR e PDT, contra a Rádio Centro América FM e o Ibope, demonstrando que o resultado final do levantamento fechou em 101%.

A divulgação da pesquisa está impugnada por causa dos números suspeitos. Além disso, a pesquisa não foi divulgada no site da Rádio centro América FM, embora seja autora da contratação, tampouco o site noticioso da TV Centro América, ao qual a emissora de Sorriso pertence, apesar de isso ser praxe no grupo de comunicação.

Leia também:  Em desentendimento familiar, homem é morto a facadas pelo irmão em Rondonópolis

A ausência de alguns itens fundamentais, como a consulta espontânea, também levantaram suspeitas. “A análise dos pleitos liminares deve se pautar pela Pela observância da presença do fumus boni júris e do periculum in mora, bem como especificamente neste período eleitoral, associá-los ao poder de polícia e poder geral de cautela”, argumenta a magistrada, em seu despacho – vide fac símile.

“No caso dos autos, mostra-se proporcional e adequado o deferimento da suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral objurgada… haja vista que, somando–se o os percentuais obtidos na última pesquisa, chegar-se-ia a 101%, inexistindo, portanto, violação do princípio do contraditório”, observa a juíza Débora Pain Caldas.

Segundo a magistrada da 43ª Zona, a decisão deve-se também devido à influência das pesquisas em vários segmentos do eleitorado. “Exerce poder significativo, no subconsciente de grande parte da população, motivo pelo qual a Justiça Eleitoral deve coibir práticas abusivas ou fraudulentas, justamente para não induzir o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais”, justifica Débora Caldas, em seu despacho.

Leia também:  Vilmar vira o "supersincero" no Solidariedade

Foram entrevistados 504 eleitores pelo Ibope entre os dias 28 e 30 de setembro, na pesquisa contratada pela Centro América FM. A pesquisa foi registrada no TRE com número 00503/2012.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.