A última fase regional da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, organizada pela Scania vai ocorrer em Rondonópolis neste fim de semana. O evento busca valorizar a profissão e incentivar os motoristas a dirigir com mais segurança para diminuir os acidentes nas estradas.

Segundo a organização neste ano, o Brasil bateu o recorde mundial de inscrições com 47 mil participantes. A ideia é mostrar que um motorista bem treinado pode reduzir em até 10% a economia de combustível, contribuindo com o meio-ambiente. Além disso, é uma oportunidade para uma recolocação profissional, pois existem hoje cerca de 120 mil vagas de motoristas abertas no Brasil.

A ação é dividida entre provas teóricas e práticas, que exigem toda a destreza do condutor. Ele precisa em uma delas, por exemplo, derrubar apenas um cone no meio de dois e você imagina fazer isso com um caminhão.

Leia também:  Contribuintes podem continuar negociação de dívidas até 20 de dezembro

Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB conta com diversos serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Ginástica Laboral, orientação postural, exame de glicemia, aferição de pressão, avaliação de IMC, corte de cabelo e massagem são algumas das atividades oferecidas. Além do caráter competitivo, a ação contribui com a comunidade em todas as etapas.

AS PROVAS

Prova de check-list – o participante precisa verificar num caminhão todos os itens necessários para iniciar o trabalho, ou seja, se os freios estão ok, documentos, itens de segurança e etc.

Prova de manobras – são aquelas de habilidade com o caminhão, ele precisa mostrar que consegue estacionar sem bater, derrubar um cone no meio de dois, parar em cima de um alvo entre outras.

Leia também:  Plano de Desenvolvimento Institucional é tema de workshop realizado na Prefeitura

Prova de percurso – são checados os conhecimentos na condução, se dirige defensivamente, se respeita as leis, se passa as marchas no momento certo (o que diminui a emissão de poluentes).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.