Em continuidade as ações culturais do Serviço Social do Comércio (SESC), será realizada de 01 a 30 de novembro no Museu Rosa Bororo, a Mostra Lupercais, onde serão expostas peças  do acervo do Bloco Os Caretas de Guiratinga.

A abertura oficial da Mostra será realizada a partir das 14h contará com a presença dos artistas plásticos do Bloco e de alunos da Escola Estadual Eunice de Moraes.  O público poderá apreciar as máscaras artesanais das  12h às 18h, a entrada é franca.

A História

O Bloco os Caretas foi fundado na periferia de Guiratinga em 1948 por um grupo de amigos que não tinham a oportunidade de participar dos carnavais de clube da cidade. Para fazer algo dentro de sua realidade econômica, o grupo formou um bloco, que usava máscaras de papelão e saíam pelas ruas da cidade amedrontando os que viam pela frente. Os amigos utilizavam instrumentos como sanfona e violão para chamar ainda mais a atenção da população.

Leia também:  Alunos da UFMT de Rondonópolis visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Essa tradição se mantém até hoje, onde agora mulheres e crianças também podem participar do Bloco, o que antes não era permitido.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.