Agora MT Mundo Ao menos 18 líderes da UE confirmam presença na entrega do Nobel...
MUNDO

Ao menos 18 líderes da UE confirmam presença na entrega do Nobel da Paz

Entre eles estão Hollande e Merkel; cerimônia será em Oslo em dezembro. Bloco ganhou prêmio em 12 de outubro pelo papel na 'união do continente'.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: PAZ Ao menos 18 líderes da UE confirmam presença na entrega do Nobel da Paz
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, celebra a premiação em Bruxelas em 12 de outubro (Foto: AP)

Dezoito dirigentes europeus, entre eles o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, confirmaram que participarão da entrega do prêmio Nobel da Paz à União Europeia, no dia 10 de dezembro em Oslo, enquanto seis rejeitaram o convite, entre eles o primeiro-ministro britânico David Cameron, anunciou o Instituto Nobel.

Após a atribuição do Nobel da Paz à UE no dia 12 de outubro, seu presidente, Herman Van Rompuy, convidou os 27 países-membros e a Croácia, que se incorporará ao bloco no dia 1 de julho, a viajarem à Noruega.

Até o momento, dois terços aceitaram o convite e seis o rejeitaram, indicou à AFP o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, que preferiu deixar que cada país anuncie sua decisão.

François Hollande informou na quarta-feira que viajará a Oslo, para onde também se dirigirá Angela Merkel.

“Todos os grandes países da UE disseram que sim, menos um”, resumiu Lundestad.

Cameron disse no mês passado que não assistirá à cerimônia, rejeição percebida como uma falta de entusiasmo pelo projeto europeu.

O primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, “preso” em Estocolmo pelas cerimônias dos outros prêmios Nobel, e o presidente tcheco Vaclav Klaus, que declara ser cético em relação à UE, também não participarão do evento.

Paradoxalmente, o Nobel é entregue em um país que rejeitou duas vezes em referendo sua incorporação à UE.

Críticas
Três ganhadores do Nobel da Paz, o sul-africano Desmond Tutu, o argentino Adolfo Pérez Esquivel e a norte-irlandesa Mairead Maguire, consideram que a UE não deveria receber o prêmio 2012, em uma carta à Fundação Nobel transmitida também na quinta-feira.

A UE “claramente não é ‘a campeã da paz’ que Alfred Nobel tinha em mente quando redigiu seu testamento”, consideraram os três premiados em sua carta aberta.

“O comitê Nobel norueguês redefiniu e remodelou o prêmio de tal maneira que não é conforme a lei”, criticam, argumentando que o Comitê deveria ter respeitado as últimas vontades do industrial e filantropo sueco.

Em seu testamento, Alfred Nobel, falecido em 1896, considerava que o prêmio deveria recompensar “quem tivesse agido mais ou menor em pró da fraternização dos povos, da abolição ou redução dos exércitos permanentes e da formação e difusão de congressos para a paz”.

Os três premiados consideram que a União Europeia não age em favor de uma ordem mundial desmilitarizada.

Em consequência, pedem que o prêmio (de 8 milhões de coroas suecas, ou equivalente a US$ 1,2 milhão) não seja entregue ao bloco.

Desmond Tutu ganhou o prêmio em 1984, Maired Maguire em 1976 e Adolfo Péres Esquivel em 1980. Sua carta também é assinada por membros de organizações para a paz.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas