Agora MT Mundo Após Sandy, prefeito de Nova York ordena racionamento de gasolina
MUNDO

Após Sandy, prefeito de Nova York ordena racionamento de gasolina

Rodízio começará às 18h desta sexta, no horário local. Motoristas se revezarão para compras de acordo com número das placas.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: PONTE Após Sandy, prefeito de Nova York ordena racionamento de gasolina
Foto: internet

O prefeito da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ordenou  o racionamento de gasolina devido à passagem da tempestade Sandy, na semana passada. Baseado em números das placas de carros – pares ou ímpares – os motoristas poderão comprar combustível em dias alternados, anunciou Michael Bloombergem um comunicado. As placas que terminam com uma letra poderão adquirir o combustível nos dias dos números ímpares, acrescentou.

O sistema, que segue um padrão parecido ao imposto em Nova Jersey na semana passada por causa de Sandy, começa às 18h desta sexta, horário local. O prefeito disse que apenas um quarto dos postos da cidade estão abertos. Veículos de emergência, ônibus, taxis e alguns outros veículos serão isentos do racionamento.

Sandy provovou alagamentos, estragos no sistema de tranporte público e inúmeras avarias. O fenômeno provocou ainda o cancelamento de ao menos 41 voos, entre os dias 28 e 30 de outubro.

Os prejuízos materiais e financeiros ao longo do nordeste dos Estados Unidos após a passagem da supertempestade foram estimados em US$ 50 bilhões, sendo US$ 30 bilhões só no estado de Nova York, afirmou o governador nova-iorquino Andrew Cuomo nesta quinta-feira. “Esse é um número impressionante, especialmente com a situação financeira em que estamos”, disse Cuomo em entrevista coletiva, referindo-se à crise que afeta os Estados Unidos.

Tempestade de inverno
O nordeste dos Estados Unidos amanheceu com novos cortes de eletricidade depois de sofrer sua primeira tempestade de inverno uma semana e meia após o furacão Sandy. Mais de 715 mil lares estavam no escuro.

A forte nevasca que teve início na quarta-feira e se afastava da região nesta quinta-feira não provocou inundações, mas forçou o cancelamento de mais de 1.500 voos em Nova York, Nova Jersey, Filadélfia (Pensilvânia) e Boston (Massachusetts), antes da normalização dos aeroportos.

Segundo números do Departamento de Energia, 715.205 lares estavam sem energia elétrica nesta quinta-feira no nordeste do país, um aumento de mais de 92 mil em relação à manhã de quarta-feira, antes da nova tempestade.

Os novos cortes afetavam seis estados, principalmente Nova York e Nova Jersey (leste), que tinham 396.777 e 285.354 clientes sem luz, de acordo com a mesma fonte.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas