Aproveitando a participação nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, um grupo de 25 observadores internacionais farão, na próxima quinta-feira (29.11), um Famtur (viagem familiarizada), no Pantanal Mato-grossense.

O roteiro inclui passeio de barco, observação de pássaros e almoço em uma pousada na região do município de Poconé (100 quilômetros de Cuiabá). Os observadores são da Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Grã-Bretanha Haiti, Malaui, Paquistão, Paraguai, Portugal, Republica Dominicana, Servia e Ucrânia.

O grupo terá a oportunidade de conhecer as belezas naturais oferecidas pelo Pantanal que tem como diferencial o bioma que abriga aproximadamente 102 espécies de mamíferos, 652 de aves, 177 répteis, 264 répteis, 264 de peixes, 40 de anfíbios e milhares de espécies de insetos.

Leia também:  Escolas de Rondonópolis recebem melhorias em climatização

Anualmente, a maior planície alágavel do mundo vive em duas épocas distintas: a seca e a cheia. Conforme a estação do ano, o nível da água chega a variar em até oito metros, forçando os animais a se adaptarem a mudanças extremas.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra frisa que este é um pequeno exercício para a Copa de 2014 quando milhares de jornalistas estarão visitando as cidades sedes dos jogos, cerca de 70 mil estrangeiros são esperados durante os jogos e aproximadamente 250 mil brasileiros virão a Mato Grosso. “Estamos empenhados em mostrar o que o Estado tem de melhor para oferecer no turismo que são as belezas naturais. Devido o tempo e agenda, os observadores neste momento irão conhecer apenas o Pantanal, mas seria importante mostrar também a Chapada dos Guimarães, o Araguaia e a Floresta Amazônica”, argumenta Teté.

Leia também:  Em MT, umidade do ar varia entre 12% e 20% e Defesa Civil emite alerta

A missão dos observadores durante as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 é assistir as competições, visitar o Centro de Convivência, participar das atividades culturais e ainda ter a oportunidade de apresentarem os modelos de desporto escolar de seus países.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.