Agora MT Variedades Música e Cultura Caetano Veloso será homenageado em Las Vegas
MúSICA E CULTURA

Caetano Veloso será homenageado em Las Vegas

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: Caetano Veloso Caetano Veloso será homenageado em Las Vegas
Foto: Henrique Porto/G1
Músicos latinos dos dois lados do Atlântico vão prestigiar nesta quarta-feira (14) o brasileiro Caetano Veloso, que será homenageado como Personalidade do Ano 2012, em um show cheio de estrelas na véspera da entrega do Grammy Latino em Las Vegas.

Seu Jorge, Lila Downs, Maria Gadú, Alexandre Pires e Ivete Sangalo darão sabor brasileiro a uma festa em geral de língua espanhola, ao cantar em homenagem a seu compatriota em uma apresentação de gala no hotel Mandalay Bay.

Também vão se apresentar o espanhol Enrique Bunbury, a americana Natalie Cole – filha da lenda do jazz Nat King Cole -, a canadense de origem portuguesa Nelly Furtado, o dominicano Juan Luis Guerra, o colombiano Juanes e os espanhóis La Mala Rodríguez e Alejandro Sanz, entre outros.

“Caetano Veloso se transformou em embaixador proeminente da música e cultura brasileiras”, destacou Gabriel Abaroa, presidente da Academia Latina da Gravação, em um comunicado. “É difícil encontrar um homem com tanto talento, paixão e dedicação a seus projetos criativos (…) Ao homenagearmos Caetano, prestamos homenagem à música do Brasil e esperamos honrar sua surpreendente carreira e sua música”, acrescentou.

Músico, produtor, arranjador, escritor, pintor e ativista político, Caetano ficou conhecido pela sua participação no movimento musical Tropicália, que representou uma nova geração de artistas que expressavam abertamente suas opiniões políticas.

O baiano de 70 anos, vencedor de dois Grammy e oito Grammy Latinos, também foi indicado em quatro categorias, incluindo a de Melho Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira por “Especial Ivete, Gil e Caetano”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil com Ivete Sangalo.

Ao longo de sua carreira, Caetano já gravou mais de 40 álbuns (entre eles “Tropicália”, “Fina estampa” e “Noites do norte”), publicou cinco livros, dirigiu um filme e ganhou inúmeros prêmios. No passado, a Academia Latina da Gravação entregou essa distinção para artistas como Shakira, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Julio Iglesias e Carlos Santana.

Para o Grammy Latino que será entregue na quinta-feira (15), Juan Luis Guerra e a dupla mexicana pop Jesse & Joy são os favoritos, com seis e cinco indicações, respectivamente. Enquanto isso, o guatemalteco Ricardo Arjona, o colombiano Juanes, a mexicana Carla Morrison, o cubano Arturo Sandoval e Ivete Sangalo aspiram a quatro gramofones dourados.

O tema “Sabina azul”, escrito por Juan Luis Guerra, Juanes e Joaquín Sabina, do disco Juanes MTV Unplugged, destaca-se entre as canções concorrentes a romântica “Fuiste tú”, interpretada por Arjona ao lado de Gaby Moreno.

Os novos artistas indicados são a brasileira Gaby Amarantos, as argentinas Deborah de Corral e Rosario Ortega, o cubano Elain, os venezuelanos Ulisses Hadjis e Los Mesoneros, o espanhol Juan Magán, os colombianos Piso 21, os mexicanos da 3BallMTY e a americana Ana Victoria.

Outros artistas consagrados concorrem por um Grammy este ano, como Alejandro Sanz, David Bisbal, José Luis Perales, Daddy Yankee, Don Omar, Chico Buarque, Rubén Blades, Chuchito Valdés e Shakira, esta última por seu clipe “Live from Paris”.

Também se destaca a banda colombiana ChocQuibTown, indicada para Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Alternativo por “Eso es lo que hay” e Gravação do Ano pela música “Calentura”, além do uruguaio Juan Campodónico, que vai competir com Morrison, Caetano Veloso e a espanhola Bebe na categoria de Melhor Canção Alternativa por “1987” (do albúm Campo).

Na categoria rock disputam Molotov, No Te Va Gustar, Vega, El Cuarteto de Nos, Doutor Krápula e Los Claxons, entre outros. Enquanto isso, nas categorias reservadas à música mexicana competem Pepe Aguilar, Shaila Dúrcal, Pedro Fernández, Miguel e Miguel e Trio Ellas.

Apresentada pelo ator chileno Cristián de la Fuente e seu colega mexicano Lucero, a cerimônia acontecerá no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, na quinta-feira e será transmitida ao vivo a partir das 19h local (0h no horário de Brasília).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas