Dep. Luciane Bezerra – PSB. Foto: Widson Maradona / Assembleia Legislativa

A deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou projeto de lei “Amigo do Idoso” a ser implantado, nas clínicas de idosos, casas de repouso e nas enfermarias de longa permanência dos hospitais, públicos ou privados no Estado de Mato Grosso. A iniciativa deverá ter o apoio das Secretarias de Estado de Saúde e Assistência Social, que deverão coordenar o trabalho dos voluntários e dos profissionais na área da saúde e da assistência social, oferecer suporte material e didático.

“Este projeto pretende atuar de forma semelhante as brinquedotecas já em funcionamento nos hospitais infantis, levando aos idosos atividades recreativas em um local específico, adequado para sala de leitura e jogos, onde eles possam principalmente interagir socialmente”, disse a parlamentar.

Leia também:  Secretaria promove 1º Encontro de Assistentes Sociais do Sistema Penitenciário

A propositura tem como objetivo principal reunir voluntários para desenvolver atividades recreativas, sociais e culturais com os idosos internados, tendo como finalidade o estímulo ao raciocínio e a coordenação motora, através das ações: estímulo à leitura; jogos de raciocínio; trabalhos manuais diversos; ginástica fisioterapêutica e, música e dança.

Na opinião da deputada, o maior mal que acomete a população de idosos é a depressão, seja por longo período de internação, seja por solidão ou descaso e abandono dos parentes. “Por isso o projeto preenche este vazio, levando atividades diversas como terapia ocupacional, lazer e socialização”, falou Luciane.

A grande maioria dos idosos, já sofre com doenças crônicas, muitas vezes com limitações físicas, que dificultam a sua locomoção, consequentemente o acesso ao lazer. “Nesse projeto, os voluntários cumprem a tarefa de levar até os idosos, divertimento e lazer”, explicou a deputada.

Leia também:  Cinco hospitais filantrópicos devem receber ajuda emergencial do governo de MT

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.