Agora MT Mundo Grupo diplomático se reúne para estudar sanções contra Damasco
MUNDO

Grupo diplomático se reúne para estudar sanções contra Damasco

Delegados de países se encontraram em Tóquio nesta sexta (30). Objetivo é tornar eficazes as sanções contra o regime de Bashar al-Assad.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: DAMASCO Grupo diplomático se reúne para estudar sanções contra Damasco
Representantes de países ‘amigos do povo sírio’ se reuniram nesta sexta no Japão (Foto: AFP)

Delegados de várias dezenas de países “Amigos do Povo Sírio” se reuniram nesta sexta-feira (30) em Tóquio para tornar mais eficazes as sanções contra o regime de Bashar al-Assad.

O conflito entre rebeldes e tropas do presidente Bashar Al-Assad já dura 20 meses e matou mais de 40 mil pessoas, em sua maioria civis.

O ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, convocou os representantes dos 67 países presentes a entrar em acordo para colocar um fim à violência entre rebeldes e o poder sírio, iniciada em março de 2011.

“O Conselho de Segurança da ONU não soube assumir suas responsabilidades, e então é cada vez mais crucial que a comunidade internacional se una para acalmar esta violência”, disse o ministro japonês.

Esta reunião do “grupo de trabalho internacional dos Amigos do Povo Sírio sobre as sanções”, a quinta do mesmo tom, tem por objetivo tornar mais eficazes as sanções contra o regime de Bashar al-Assad e ampliar o grupo dos “amigos”.

Quatro países participaram pela primeira vez desta reunião – Bangladesh, Cazaquistão, Kosovo e Indonésia. A maioria dos membros é composta de países árabes e ocidentais.

A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 12 de dezembro em Marrakesh (sul do Marrocos) e estará centrada “nos meios para assegurar uma transição política”, segundo o ministério marroquino das Relações Exteriores.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas