O Governo do Estado por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) realiza nesta terça-feira (6), às 13h30, no auditório Aníbal Molina, da Superintendência Federal de Agricultura do MAPA, em Várzea Grande, a apresentação do plano de erradicação da tuberculose bovina, inédito no país.

O Estado conta com o maior rebanho bovino do Brasil com mais de 29 milhões de cabeças e será o primeiro do país a contar com o programa que está sendo construído em conjunto com técnicos de Defesa Sanitária animal e do setor produtivo. O plano deve ser colocado em prática em 2013.

A prevalência da tuberculose no Estado não chega a 1%, porém é preciso erradicar a doença. Em 2011, em um total de 29 milhões de cabeças, foram registrados 17 casos. “Embora seja um índice muito pequeno, a meta é erradicá-la totalmente, a exemplo da febre aftosa que não é registrada desde 1996 em Mato Grosso”, reforça o presidente do Indea, Jurandir Taborda Ribas.

Leia também:  Ação conjunta entre MP, Ibama, PJC e PM Ambiental "desmancha" fazendas de gado e apreende madeira ilegal

Doença

A tuberculose bovina é provocada por uma bactéria (Mycobacterium bovis) que é considerada uma zoonose e oferece riscos também à saúde humana. Provoca diminuição na produção, enfraquecimento e definha o animal.

Foram convidados para participar da Apresentação do Plano de erradicação de Tuberculose, Sindicatos Rurais, Assembleia Legislativa, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e entidades públicas e privadas de Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.