Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

A Mostra Lupercais foi aberta na tarde de hoje (01) e segue até o dia 30 no Museu Rosa Bororo.  Josué Campos, Coordenado de Projetos Culturais do SESC e organizado do evento explica que o principal objetivo desta exposição de máscaras utilizadas pelo tradicional bloco de carnaval Os Caretas de Guiratinga é mostrar um pouco desta cultura aos moradores de Rondonópolis.

“Apesar de Rondonópolis e Guiratinga serem cidades vizinhas, muitas pessoas daqui não conheciam a história e a tradição do Bloco Os Caretas, por isso decidimos trazer a exposição de roupas e máscaras para apresentar aos moradores de Rondonópolis”, afirma Josué.

Desde os oito anos Eduardo Silva Carvalho, fabrica máscaras para o bloco uma tradição que surgiu com seu avô e hoje é preservada por toda família. “Utilizo a argila como base para todas as peças, e cada modelo surge conforme a minha inspiração, meu avô sempre participou do bloco, hoje eu e meus primos levamos esta tradição a frente”, enfatiza Eduardo.

Leia também:  2ª Noitada de Boxe Olímpico acontece em Rondonópolis

Durante a exposição também haverá comercialização de peças, os preços variam de R$ 30,00 a R$ 150,00. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 18h. Aos que desejarem agendar apresentação com o Bloco Os Caretas de Guiratinga, basta entrar em contato pelo telefone (66) 96384771.

A História

O Bloco os Caretas foi fundado na periferia de Guiratinga em 1948 por um grupo de amigos que não tinham a oportunidade de participar dos carnavais de clube da cidade. Para fazer algo dentro de sua realidade econômica, o grupo formou um bloco, que usava máscaras de papelão e saíam pelas ruas da cidade amedrontando os que viam pela frente. Os amigos utilizavam instrumentos como sanfona e violão para chamar ainda mais a atenção da população.

Leia também:  Prefeitura disponibiliza certidões online sem ônus para população

Essa tradição se mantém até hoje, onde agora mulheres e crianças também podem participar do Bloco, o que antes não era permitido.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.