Agora MT Mundo Organização humanitária alerta para piora da violência no Sudão do Sul
ATAQUE

Organização humanitária alerta para piora da violência no Sudão do Sul

Médicos Sem Fronteiras divulgaram relatório nesta terça (27). Segundo estudo, instalações médicas são alvos de ataques.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: SUDAO Organização humanitária alerta para piora da violência no Sudão do Sul
Paciente de clínica dos Médicos Sem Fronteiras em Pibor, Sudão do Sul (Foto: Robin Meldrum/MSF)

Um relatório divulgado nesta terça-feira (27) pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras aponta para um aumento da violência no Sudão do Sul, o mais jovem país do mundo, separado do Sudão há pouco mais de um ano após um referêndo. Segundo o estudo da organização, o estado de Jonglei é o atual epicentro da violência no país.

“Desde 2009, milhares de civis, mulheres e crianças se viram em meio a ataques violentos, que normalmente ocorrem na época de seca. Uma campanha de desarmamento no meio de 2012 aumentou a insegurança na região e foi acompanhada por abusos contra civis. Conflitos posteriores entre um grupo miliciano e as forças armadas do Sudão do Sul em Jonglei agravaram a violência e causaram novos deslocamentos no pico da temporada de malária”, diz a organização.

O Sudão do Sul virou país em 9 de julho do ano passado, após uma votação nacional prevista no acordo de paz que pôs fim à 21 anos de luta entre o governo do Sudão e os rebeldes do Sul – uma guerra por questões religiosas, por poder político e pelo petróleo.

A nova nação tem 10,6 milhões de habitantes (mais da metade com menos de 30 anos), um Produto Interno Bruto ainda indefinido e um dos piores índices de pobreza do mundo. Segundo a missão da ONU, 90% da população é considerada pobre, menos de 10% das crianças completam o primário, 92% das mulheres são analfabetas, uma em cada sete crianças morre antes de completar um ano e 85% da população não tem acesso a postos de saúde.

O relatório “A crise velada do Sudão do Sul: como a violência contra civis está devastando comunidades e impedindo o acesso a cuidados médicos capazes de salvar vidas em Jonglei” aponta que o estado está à beira de uma emergência, e informa que as instalações dos Médicos Sem Fronteiras são alvos constantes dos ataques.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas