O plantio da safra 2012/13 de soja em Mato Grosso alcançou 97,4% dos 7,8 milhões de hectares previstos para esta temporada até esta sexta-feira (23), segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até momento, pelo menos 13 municípios do Estado já encerraram o plantio. Os que estão com a semeadura mais atrasada, segundo o Imea, são: Canarana, que atingiu 86% dos 193,6 mil hectares; e Gaúcha do Norte, que alcançou 88% dos 154,8 mil hectares previstos.

Em nível regional, apenas o médio-norte e o norte do estado já finalizaram a semeadura da soja. O sudeste é a região que está mais próxima de finalizar o plantio (99,7%).  Em seguida aparece o centro-sul (97,9%) e o oeste, que apresentou problemas durante o plantio devido a falta de chuvas, mas que até a penúltima semana de novembro conseguiu alcançar 97,6% da área prevista.

Leia também:  Mais de 12 mil motoristas ficaram parados na BR-163 por falta de combustível

As regiões que estão mais atrasadas são o noroeste (92%) e o nordeste, que atingiu 88,8% da área prevista. Em termos percentuais, o Estado recuou 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a semeadura já havia alcançado 98,3%.

Produção

Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja no estado deve alcançar 24,2 milhões de toneladas na temporada 12/13.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.