O plantio da nova safra de soja avançou em 62,5% da área estimada em 7,8 milhões de hectares em Mato Grosso e, de acordo com o último balanço divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), está a 12,9 pontos percentuais atrás do plantio ocorrido no mesmo período do ano passado, quando na mesma época alcançava 75,4%.

Os menores percentuais foram identificados na região Nordeste, onde a estimativa de área é de 1,2 milhão e apenas 19,3% recebeu a cultura. Conforme o balanço, na referida localidade o plantio começou a ocorrer em meados de outubro. No Noroeste o ritmo também está lento, com plantio alcançando 45% da área estimada em aproximadamente 415,4 mil hectares.

Leia também:  Possíveis desastres naturais serão enviado via SMS para população de Mato Grosso

A região onde plantio está mais avançado é o Médio-Norte, onde estão alguns dos principais municípios produtores. Nesta, a área estimada é de aproximadamente 3 milhões de hectares, sendo que em 85,9% já houve o plantio. Em Sorriso, denominada a capital nacional do agronegócio, cerca de 92% da área estimada em 633,4 mil hectares já recebeu a cultura.

Outra região onde o plantio está mais avançado é o Sudeste. Nesta, a estimativa de área é de 1,6 milhão, sendo que em 63,2% já foi aplicada a cultura.

Conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, as chuvas estão caindo irregularmente e esparsas, não agradando os produtores do Estado. Em alguns casos, onde houve plantio antecipado, os sojicultures já estão preparando o replantio da cultura.

Leia também:  Após articulação do MPE, escola sonhada há mais de 10 anos vai se concretizar
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.