Os servidores receberam orientação sobre a importância da prevenção. Foto Ronaldo Teixeira/AGORA MT

Os servidores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) receberam na manhã desta sexta-feira (09) a equipe do Departamento de Ações Programáticas da Secretária Municipal de Saúde que participaram de uma palestra sobre câncer de próstata, a atividade faz parte da campanha Novembro Azul.

A representante do departamento e coordenadora da campanha, Kelly Laura Lima Pinto, explicou aos servidores da CODER sobre a importância de fazer regularmente o exame e expos as formas de diagnósticos, tratamentos e sobre tudo com se prevenir da doença. “O câncer de próstata é uma doença lenta e de difícil diagnostico, por essa razão é de suma importância que os homens, a partir de 40 anos, façam regularmente o exame para diagnosticar com antecedência qualquer alteração”, disse Kelly.

Leia também:  1ª Trans tem seu nome social incluído ao CPF em Rondonópolis

Além dos fatores idade e hereditariedade, Kelly relatou que sedentarismo, tabagismo e alcoolismo contribuem com o desenvolvimento da doença e por esse motivo é preciso que a população masculina também esteja em alerta quanto aos comportamentos.

Em geral a maior dúvida dos homens que participam das palestras é quanto a necessidade de fazer o exame de toque ou se apenas por meio do teste sanguíneo é possível constatar a doença, por essa razão muitos não procuram os médicos.

Segundo a representante da Secretaria de Saúde, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o número de homens com câncer de próstata aumenta em 24,7% ao ano.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.