Isadora Williams garante índice mundial no
programa longo (Foto: Robin Ritoss)

Isadora Williams, de 16 anos, nascida nos Estados Unidos e representante do Brasil, fechou o ano no pódio e, de quebra, conseguiu índice no programa longo para o Mundial de patinação artística, onde buscará vaga para as Olimpíadas de Inverno Sochi 2014. Ela terminou em terceiro no Golden Spin de Zagreb, na Croácia. A vitória ficou com a italiana Carolina Kostner, atual campeã mundial, seguida pela russa Kristina Zaseeva.

No programa curto, na sexta-feira, Isadora tinha ficado em quarto, empatada com russa Polina Shelepen, duas vezes prata no Mundial Júnior. Precisava de 28 pontos no elemento técnico, mas fez 26,7. Neste sábado, somou 49,21 na parte técnica do programa longo – 1,21 a mais do que o índice que buscava. Ficou em terceiro lugar, pulando para a terceira colocação geral.

Leia também:  Copa de 94 volta à tona com histórias de Romário e loira de Rondonópolis

A competição em Zagreb foi a primeira desde que Isadora lançou campanha para arrecadar doações. Por conta de uma briga política com Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) não recebe recursos financeiros. Com isso, atletas de patinação, luge, bobsled e skeleton não têm verba suficiente para disputar competições internacionais.

Isadora recebe apoio da Federação Internacional de Patinação Artística e a meta dela era se classificar para o Mundial, em março, em Ontario, Canadá, onde estarão em jogo seis vagas para as Olimpíadas de Inverno Sochi 2014. Em setembro, na Alemanha, haverá uma repescagem mundial, com mais 24 vagas.

Isadora nasceu em Atlanta, mas mora em Washington DC. Sua mãe, nascida em Belo Horizonte, casou-se com uma americano e teve duas filhas. Desde 2008, Isadora é treinada pelo patinador olímpico russo Andrey Kryukov. Neste ano, ela e Luiz Manella, de 17 anos, conseguiram passar às finais do Mundial Júnior.

Leia também:  União e Cuiabá ficam no empate Luthero

Top 5 do Golden Spin de Zagreb:

1. Carolina Kostner ITA – 175.02
2. Kristina Zaseeva RUS – 149.10
3. Isadora Williams BRA – 143.52
4. Patricia Glescic ESL – 135.15
5. Polina Shelepen RUS – 128.16

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.