Foto:internet

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou, o calendário oficial da temporada 25013. O principal destaque para as seleções adultas feminina e masculina é a Copa América, torneio classificatório para o Mundial de 2014. Nas categorias de base, houve aumento de 12 para 18 campeonatos nacionais, contando com a inclusão da categoria Sub-14. Além das competições, a entidade comemorará seus 80 anos com uma série de homenagens ao aniversário de algumas conquistas históricas do país no basquete.

– A cada ano aumenta expressivamente o número de competições organizadas pela CBB, comprovando o crescimento da modalidade nos 26 estados e no Distrito Federal. Para as Seleções Brasileiras de base, em parceria com o Ministério do Esporte, estamos programando o início dos treinamentos para o primeiro trimestre visando os Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17 e a Copa América Sub-16.Nosso objetivo com a entrada da categoria Sub-14 para os Brasileiros de Base é dar mais bagagem e melhor preparo para os atletas que irão disputar os Sul-Americanos Sub-15. Além disso, trinta por cento dos atletas desta categoria terá que ter 13 anos – disse o presidente da CBB, Carlos Nunes.

Leia também:  1º Campeonato de Futebol Amador é suspenso temporariamente

A seleção principal masculina vai lutar por uma vaga no Mundial de 2014 a partir de 30 de agosto, na Venezuela. Já a Copa América feminina será disputada na janela que vai de 1º de setembro a 31 de outubro. Já as seleções brasileiras de base terão pela frente os Mundiais Sub-19 feminino e masculino, a Copa América Sub-16 feminina, além dos Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17 para ambos os naipes.

O calendário de festas e homenagens também será intenso. A primeira delas está prevista para o dia 25 de maio, data em que a conquista do Campeonato Mundial Masculino de 1963 completa 50 anos. Em agosto serão homenageados os primeiros medalhistas do basquete brasileiro, que subiram ao pódio há 65 anos nos Jogos de Londres, em 1948. No mesmo mês, também será comemorado o aniversário de 10 anos do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo 2003. Em outubro, será a vez da seleção brasileira masculina comemorar os 35 anos da medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas, em 1978. Em dezembro, a CBB irá festejar seus 80 anos de fundação com um grande evento, reunindo técnicos e atletas que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no país.

Leia também:  União estreia com derrota diante do Dom Bosco no Luthero

Principais torneios em 2013
Seleções adultas
Copa América de Basquete masculino – 30 de agosto a 11 de setembro – Venezuela
Copa América de Basquete feminino – 1º de setembro a 31 de outubro – México
Torneio Internacional na Europa (masculino) – 26 de maio a 8 de junho
Sul-Americano feminino – 3 a 10 de junho – Chile

Seleções de base
Mundial masculino Sub-19 – de 7 de junho a 7 de julho – República Tcheca
Mundial feminino Sub-19 – de 18 a 28 de julho – Lituânia
Copa América feminina Sub-16
Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17 feminino e masculino

Copa Brasil e Super Copa
Copas Regionais masculina – de 17 de fevereiro a 30 de abril
Copas Regionais feminina – 1º de setembro a 31 de outubro
Super Copa feminina – 5 a 9 de novembro

Leia também:  Derrota diante do Dom Bosco gerou prejuízo financeiro ao União

Basquete 3 x 3
Estaduais Sub-18 e +18 – de 1º de janeiro a 21 de abril
Etapa regional – de 27 de abril a 9 de junho
Etapa nacional – de 12 a 14 de julho
World Tour +18 masculino – 28 e 29 de setembro – São Paulo
World Tour Final FIBA – 19 e 20 de outubro – Estados Unidos
Mundial Fiba Sub-18 (feminino e masculino) – 21 de julho a 30 de setembro – Indonésia

Mini Basquete
4º Festival Internacional de Mini Basquete – de 9 a 13 de outubro

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.