Foto: Tadeu Vilani

Cabelos quebradiços, unhas onduladas, lábios rachados e olhos amarelos são sinais de alerta que o corpo emite para avisar que sua saúde não está 100%. Lábios secos ou rachados, por exemplo, podem indicar alergia ou infecção. Já queda de cabelo e unhas fracas sugerem desequilíbrio na dosagem hormonal.

— Estresse, cansaço, ansiedade e perda de cabelo frequente podem apontar para algum distúrbio na tireoide. O hipotireoidismo, por exemplo, pode manter a pele seca e fria — afirma a dermatologista Vanessa Penteado, da Clínica Pantheon, de Campinas (SP).

A especialista enumerou oito sinais que podem indicar problemas de saúde. Confira:

:::: Ondulações nas unhas Unhas deformadas, descoloridas e onduladas apontam problemas de saúde.

— Modificações nas unhas podem indicar psoríase, que forma sulcos nas unhas, causando espessamento ou alterando sua coloração — afirma a dermatologista.

Leia também:  Compare acerola e pitanga

Deficiência de vitaminas também pode refletir em uma unha mais amarelada. Por isso, se notar alguma alteração na cor, converse com um especialista.

:::: Olheiras Sua causa pode estar associada a algum problema de saúde.

— A fragilidade dos vasos sanguíneos na região dos olhos ocasionam o escurecimento no local. E podem indicar alergia ao glúten, doenças vasculares e inflamatórias — conta Vanessa.

:::: Pés rachados Excesso de peso, desidratação e o uso de calçados muito apertados deixam os pés rachados. Já inchaços, lesões e infecções podem ser resultados de retenção de líquidos nos membros inferiores.

— Em pés rachados, a melhor prevenção é usar cremes hidratantes, envolvendo-o em um plástico para melhorar a absorção — sugere.

Leia também:  Calcanhar de maracujá: o que é essa doença

:::: Queda de cabelo Alterações hormonais, gravidez, medicamentos e estresse podem provocar a perda de fios. Nas mulheres, a queda pode ser um alerta para alguma alteração na tireoide. O diagnóstico é feito por meio de exames, que irão avaliar os níveis dos hormônios e identificar a doença.

:::: Pintas Quem tem muitas pintas espalhadas pelo corpo deve prestar atenção ao crescimento, se há variação na cor e tamanho ou se elas estão evoluindo.

— Algumas podem se modificar e virar um melanoma (tipo de câncer de pele).  Dependendo do estágio, pode ser letal — alerta a médica.

:::: Manchas brancas Algumas podem indicar micose, que deve ser tratada. Mas as manchas brancas também podem ser uma doença chamada pitiríase versicolor, que é uma infecção superficial da pele provocada por fungos.

Leia também:  Saúde | Conheça a técnica que realiza o sonho da "barriga negativa"

:::: Rubor facial Vermelhidão facial persistente e acompanhada de acne ou lesões são sinais de rosácea, uma doença de pele crônica. Ela é mais frequente em adultos com idade entre 40 e 50 anos. No seu primeiro estágio, deixa a face vermelha. Se não for tratada, pode evoluir e causar complicações.

:::: Aumento de peso O ganho de peso pode estar relacionado com doenças como hipotireoidismo, disfunções hormonais, insulinoma (excesso de insulina no organismo) ou transtornos emocionais. Para tratar é necessário consultar um médico, que irá pedir exames de rotina e identificar o problema. A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos podem auxiliar no tratamento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.